Início » Acabaram os cortes na Selic? Ata do Copom reforça cautela e política monetária contracionista – Investe Alcance

Acabaram os cortes na Selic? Ata do Copom reforça cautela e política monetária contracionista – Investe Alcance

por João P. Silva
banco central ata do copom selic juros

Ata do Copom reforça cautela e política monetária contracionista (Imagem: Dependência Brasil)

Ó Banco Mediano divulgado na manhã desta terça-feira (25) até a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Na semana passada, a mando monetária optou por interromper o ciclo de incisão na Selicmantendo os juros no patamar dos 10,50% ao ano.

No documento publicado, o BC reforça que o envolvente extrínseco é mais desconforme, em função da incerteza elevada e persistente sobre a flexibilização da política monetária nos Estados Unidos e quanto à velocidade com que se observará a queda da inflação em diversos países.

Em relação ao cenário doméstico, os indicadores de atividade econômica e mercado de trabalho apresentam maior dinamismo do que o esperado. O cenário prospectivo de inflação também se torna mais patrono, com o aumento das projeções de prazo médio. Houve surpresas benignas, mas também elevaram as expectativas de prazos mais curtos.

Ou por outra, o Copom diz monitorar até os desenvolvimentos recentes da política fiscal impactando a política monetária e os ativos financeiros.

“O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dujê contribui para o ancoragem das expectativas de inflação e para a reção dos prêmios de risco dos financiadores ativos, consição impactando a política monetária. Políticas monetárias e fiscais síncronas e contracíclicas valorizadas para prometer a firmeza de preços e, sem prejuízo de seu objetivo fundamental, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno tarefa”, dizem.

“O Comitê avalia que a redução das expectativas requer uma atuação firme da mando monetária, muito porquê o fortalecimento contínuo da revisão e da recepção tanto das instituições porquê dos arcabouços fiscais e moedas que compõem a política econômica brasileira”, completam.

Em relação à transporte da política monetária no Brasil, os diretores avaliam que devem se manter contracionistas por tempo suficiente para solidificar o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas em torno das metas. “Eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão determinados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta”, dizem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o ata do Copom na integra



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies