Início » Copom mantém 10,50% da Selic em decisão unânime – Investe Alcance

Copom mantém 10,50% da Selic em decisão unânime – Investe Alcance

por João P. Silva
selic juros copom banco central bc

Copom mantém Selic no patamar de 10,50% ao ano (Imagem: Marcello Parelha Jr/Dependência Brasil)

Ó Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic no patamar de 10,50% ao ano na solução desta quarta-feira (19), em deção unânime.

Com isso, o Banco Médio interrompeu o ciclo de flexibilização da política monetária, iniciado em agosto de 2023. Sem atraso, houve uma redução de 0,25 libra percentual (pp) e outras seis de 0,50 pp

“O Comitê, unanimemente, optou por interromper o ciclo de queda de juros, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atítiva, elevando as projeções de inflação e expectativas desancoradas exigem maior cautela”, diz o enviado.

A decisão vai ao encontro com as apostas do mercado. Alguns economistas e analistas esperavam um namoro de 0,25 pp, mas a maiorio estava convencida da manutenção dos jurosdepois aumento nas percepções de risco fiscal tem expectativas inflação. Ou por outra, ele Suplente Federalista Optou por manter a taxa subida por mais tempo e indicou somente um semestre para oriente ano.

Antes de iniciar a flexibilização, o Banco Médio Manteve a Selic em 13,75% por um ano, de agosto de 2022 a agosto de 2023. O ciclo de juros financeiros, que precedeu essa pausa, comuna em março de 2021 e avança por 12 reuniões consecutivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selic: Copom está de olho na inflação

Posteriormente uma decisão dividida pelo Copom de maio, ele é presidente da autonomia Roberto Campos Neto — que votou em um namoro de 0,25 pp no ​​mês pretérito — tentei passar um tom de maior coesão do cenário entre os membros.

Em exposição, Campos Neto indicou que a inflação no Brasil está “em processo de convergência”, classificando os números recentes porquê “positivos”. Entretanto, afirmou que “se o Banco Médio conduzia a política monetária utilizando a inflação manante, seria porquê guiar um coche ilando pelo retrovisor”.

Nesse sentido, o presidente do BC destacou uma preocupação com o comportamento das expectativas de inflação, que caracterizou porquê “muito ruim” e “preocupante”. “A desancoragem continua”, disse ele.

Você é o diretor Gabriel Galípolo — que, por outro lado, optou pela redução de 0,50 pp em maio — também demonstrou maior preocupação com a desancoragem. Segundo o diretor, é “o principal ponto de desconforto do comitê” e o deixa em uma “posição delicada”.

Ou por outra, ele indicou que é responsabilidade da domínio monetária “fixar a taxa de juros em nível suficientemente restritivo, pelo tempo que for necessário, para que a inflação convirja para a meta”.

  • Uma vez que uma decisão da taxa Selic pode impactar seus investimentos? Ele é economista Sérgio Vale explica porquê enviado do Copom puergo mexer com o mercado nesta edição peculiar do Giro do Mercado; salve o link da transmissão:



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies