Início » FIIs com muitos cotistas têm menos chance de conseguir realizar parlamento, aponta CVM

FIIs com muitos cotistas têm menos chance de conseguir realizar parlamento, aponta CVM

por João P. Silva
FIIs com muitos cotistas têm menos chance de conseguir realizar assembleia, aponta CVM

Fundos imobiliários com maior número de cotistas têm menos chances de conseguir realizar assembleias do que FIIs menores, aponta estudo da Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) divulgado nesta quarta-feira (31). Levantamento com dados de 2020 a 2022 mostra que fundos com mais de 10 milénio cotistas falharam em targara o quorum mínimo de 25% em 40% das vezes, muito mais que a taxa de insucesso todos de 27% quando considera os fundos com pelo menos 500 investidores.

Segundo a CVM, não é verosímil declarar que unicamente o número mais cume de cotistas seja motivo de maior dificuldade na realização de assembléias, já que os insucessos se concentram em matérias mais séviíses, uma vez que alterações no regulamento de fundos ou aprovação de transações com potencial conflito de interesses. No entanto, afirma a autonomia, a diferença dos fundos maiores em relação à média não é desprezível.

“A indústria possui, hoje, dois grupos muito delimitados: o dos fundos com até 10.000 cotistas e os fundos com mais de 10.000”, aponta o estudo. Para a CVM, os números não sugerem um problema na regulação atual, que exige 25% de quórum para a realização de assembleias. No entanto, numa simulação com piso mínimo de 15%, a taxa de insucesso dos fundos grandes cai para menos de 10% das assembleias.

Continua depois da publicidade

A marca de 10 milénio cotistas é um pretérito distante para o maior fundo imobiliário do país, o Maxi Renta (MXRF11). Em janeiro, o FII superou a marca de um milhão de cotistas, uma fatia específica do universo de, 2,5 milhões de brasileiros que investem na classe de ativos. O segundo disposto é o CSHG Logística (HGLG11), com 441 milénio cotistas.

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies